domingo, 24 de novembro de 2013

As repórteres Carol Viana e Bruna Hellen realizaram uma entrevista com Rafael Ferreira Silva Responsável pela Educação Etnico racial nas escolas da Prefeitura de São Paulo.

Foto de Bruna Hellen
 
Repórter: Qual sua participação na semana do Novembro Negro?

Rafael Ferreira: Participei na concepção do evento “Novembro Negro” junto com a equipe pedagógica de SME (Secretaria Municipal de Educação) e diversos membros dos movimentos negros do Brasil. A proposta visa contemplar toda a cidade de São Paulo nas 13 Diretorias Regionais de Educação e nos 45 CEUs que atendem nossa rede.

Repórter: No seu ponto de vista qual a importância do Novembro Negro na Cultura brasileira?

Rafael Ferreira: A importância desta ação destaca-se na valorização da história cultural dos afro-brasileiros, divulgando a importância dos africanos em nosso país através das roupas, tradição e características da África.

Repórter: Você acha o povo brasileiro preconceituoso?

Rafael Ferreira: De uma forma geral infelizmente o povo brasileiro ainda é muito preconceituoso, vemos ainda muitas atitudes racistas e essas diferenças são mais verificadas nas áreas da saúde e da Educação.

Repórter: Quais as formas de eliminar ou diminuir o preconceito étnico no Brasil?

Rafael Ferreira: Na área da Educação nós temos a intenção de investir pesado em formação de professores e Gestores das Unidades, produção de materiais didáticos e ações direta aos alunos. A educação tem uma grande importância na formação da consciência das pessoas, para tanto devemos formar e informar o maior número de Educadores na Rede Municipal de ensino de São Paulo.
Na área da saúde nós indicamos que é necessário estimular mais profissionais negros a ocuparem cargos de Médico e Enfermeiros. As Empresas por sua vez precisam abrir mais espaços para que as pessoas negras possam trabalhar e deixar de lado o preconceito e a discriminação racial.

Reportagem realizada por Carol Viana, Carlos Henrique e Pamela Clemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário